14.4.10

A Páscoa


A Páscoa é a "passagem", ou seja, quando os hebreus sairam da escravidão do Egipto.


História
Moisés veio ao reino egípcio e pediu ao rei que libertasse o povo hebreu da escravidão a que estava sujeito, mas claro que o rei não deixou. Mas Moisés não desistiu e voltou a pedir. E o rei, que já estava farto, deixou. No entanto, logo se arrependeu. Logo que saíram o exército do rei perseguiu-os.
Mas quando chegaram ao Mar Vermelho começaram a duvidar da palavra de Moisés porque não iriam conseguir passar. De repente o mar abriu e passaram.
Os soldados do rei, quando tentaram passar, morreram afogados.
A Páscoa judaica é a festa desta libertação. Para os cristãos é a festa da Ressurreição de Jesus.
Esta festa é uma festa móvel. É sempre na primeira lua cheia da Primavera.




Fabiana, 5ºB




A Páscoa cristã é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da Primavera.
Na Páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Páscoa significa «passagem».
Os símbolos da Páscoa são: o cordeiro, o girassol, os ovos, o coelho, a vela, as uvas, o trigo,
os sinos e o peixe.
No dia de Páscoa comemos cabrito, amêndoas, ovos de chocolate, torrões de açúcar...
Nesta altura as pessoas preparam e arranjam as suas casas pois irá passar o «Espírito Santo» (Visita Pascal).


Catarina e Paulo, 5ºB



A Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
Compramos ovos feitos de chocolate e alguns deles têm surpresas.
Esta celebração também é um momento para passar com a família. Alguns pais escondem os ovos e as crianças vão à procura.
Na Páscoa do ano passado a minha família fez uma festa muito divertida, as minhas primas foram, a mãe delas, o meu primo, a minha prima... A mesa da sala estava com amêndoas, chocolates, sumos. Depois disso tudo fomos para a rua jogar às apanhadas. (Claro que tinhamos que estar com um casaco.).
A minha mãe tinha preparado um jantar maravilhoso.
De seguida fomos passear, passámos pelo Forum Madeira parámos o carro e fomos ver lojas. A minha mãe tinha comprado mais uns ovos pequenos, mas tinhamos de ir embora já estava na hora de irmos pôr o meu irmão à casa do meu pai. Depois fomos para casa das minhas primas e estivemos a jogar um jogo para ver quem não se ria. Eu gostei muito! Após essas nossas brincadeiras fomos beber um café.
No dia seguinte fui a casa da minha avó, também estivemos a brincar mas não íamos para a rua por causa dos cães. Nesse dia a minha tia disse para irmos lá a casa dela almoçar e lá fomos. Também fui ver o meu pai.
Eu gosto da Páscoa!


Joana, 5ºB

Sem comentários: