14.4.10

O Tubarão-Baleia

O Tubarão-Baleia habita os oceanos tropicais e de água quente. Sendo pelágico é uma espécie geralmente solitária, agrega-se de forma sazonal para alimentar-se em várias costas com alimentação abundante, como o recife de Ningaloo na Austrália, em Pemba, Ùtila, Honduras, Donsol, Filipinas e Zanzibar, na costa do leste de África. O seu habitat fíca restrito a aproximadamente 30º de latitude desses locais.
Os machos convivem em distâncias maiores que as fêmeas, que normalmente tendem a permanecer em locais fixos.
A pele destes peixes é marcada como um "tabuleiro de damas" de pontos claros e listras amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, de modo que podem ser usados para identificar cada animal e fazer uma contagem exacta da população.
A sua pele pode ter até 10 cm de espessura.O tubarão tem 2 barbatanas dorsais.A cauda de um tubarão-baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto a diferença diminui. Os espiráculos do tubarão encontram-se atrás dos olhos.
O tubarão-baleia não é um nadador efíciente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, é uma velocidade média ao redor de 5 quilómetros por hora.


Alimentação
O tubarão-baleia alimenta-se de plâncton, macro-algas,krill, pequenos polvos e outros invertebrados. As várias fíleiras de dentes não atuam na alimentação, a água entra constatemente na boca e sai através dos arco das brânquias. Qualquer material capturado ou engulido.O tubarão pode fazer circular a água a uma taxa de até 1,7 1/s.
Entretanto, também se alimenta de forma ativa, explorando concentrações de plâncton ou pequenos peixes através do olfacto.
De acordo com marinheiros, os tubarões-baleia se encontram nos arrecifes perto da costa caribenha de Belizes suplementando sua dieta ordinária alimentando-se das ovas de caranhos gigantes que enxameiam nessas águas em Maio,Junho e Julho entre a lua cheia e os quatros crescentes e minguantes desses meses.


Comportamento
Um comparativo entre os tamanhos do tubarão-baleia e do homem.
Quando se explica que a maioria dos tubarões não são perigosos para os humanos, esta espécie é geralmente usada como exemplo principal. Mergulhadores podem nadar ao redor do gigantesco peixe sem problema algum.


Reprodução
Como ocorre com a maioria dos tubarões, os hábitos reprodutivos dos tubarões-baleia são obscuros. Baseando-se no estudo de um único ovo encontrado na costa do México em 1956, acreditava-se que eles fossem ovíparos, mas a captura de uma fêmea grávida em Julho de 1996,, contendo 300 filhotes de tubarão-baleia indica que eles são vivíparos com desenvolvimento ovovivíparos. os ovos permanecem no corpo e as fêmeas dão luz a filhotes com 40 a 60 cm.
Acredita-se que  eles alcancem maturidade sexual por volta dos 30 anos e sua longevidade é estimada como sendo entre 60 e 130 anos.




Importância para o homem


O tubarão-baleia é visado pela pesca artesanal e pela indústria pesqueira.




Fabiana Titânia 5ºB

Sem comentários: